Wednesday 3 June 2009

A Recuperacao Pos Cirurgia...

Durante os dois primeiros dias apos a cirurgia, Lucas sentiu um pouco de dor... as vezes chorava a noite... mas foi medicado, e gracas a Deus a dor logo passava!

Agora estamos numa fase tambem um pouco dificil e complicada... ele esta bem, nao sente mais dor, mas como toda crianca, quer ter uma vida normal, quer andar, correr, brincar... porem, durante 4 semanas ele nao pode andar e nem mesmo por o pe no chao, nao pode por peso na perna... temos que vigia-lo o tempo todo, pois ele esta acostumado a andar com gessos e pensa que agora tambem pode andar, mas segundo a medica, nao pode de jeito nenhum!

A unica dificuldade que estamos tendo no momento e esta, fazer com que o Lucas fique quieto! mas com fe em Deus, estas 4 semanas vao passar rapido!... apos estas 4 semanas sem poder andar, o gesso sera trocado por um outro gesso apenas ate o joelho, com o qual ele ja podera andar; esta troca de gessos sera no dia 22 de junho.

Vamos aguardar ate o dia da troca, e entao virei aqui dar mais noticias sobre o tratamento do meu Happy Feet! A seguir, fotos do gesso pos-cirurgico:


A Cirurgia - Transferencia de Tendao...

Enfim chegou o dia tao esperado... dia 26 de maio de 2009, este foi o dia da cirurgia do Lucas aqui em Londres!

Fomos para o hospital bem cedinho, as 7:00 hs da manha ja estavamos no hospital. Lucas estava em jejum a partir da meia-noite. A Dra tinha nos dito que nao seria preciso passar a noite no hospital, iriamos cedinho ja em jejum, a cirurgia seria feita, e no mesmo dia poderiamos sair do hospital. Fomos entao com esta esperanca!

Na realidade nao foi bem assim que aconteceu, mas gracas a Deus correu tudo bem! ficamos a espera desde as 7:00 hs da manha ate as 2:00 hs da tarde, horario em que o Lucas entrou para o centro cirurgico... a espera foi longa e dificil... Lucas estava com fome, com sede, e eu nao podia fazer nada por ele... isso me cortava o coracao, mas fazer o que, ne? faz parte!... apesar de tudo, ele nao me deu trabalho algum! se comportou super bem! um lindo e amavel garoto!

As 10:00 hs da manha, a enfermeira aplicou um "creme magico" nas maos do Lucas, conforme na foto abaixo; este creme seria para anestesiar as maos, precisamente no local onde seria colocada a agulha na veia, de forma que ele nao sentisse dor alguma neste momento.




Vejam a seguir o quanto e lindo e amavel este garoto! mesmo em jejum, com fome, com sede, nao perde a alegria e o jeito travesso! amo d+++++!!!




As 2:00 hs da tarde, Lucas foi chamado para a cirurgia... eu pude acompanha-lo ate o centro cirurgico para assistir o momento da anestesia... eu nunca tinha visto antes, e como toda mae vendo seu filho nesta situacao, sai de la aos prantos... em um piscar de olhos meu filho estava dormindo anestesiado... fui para a enfermaria, e la fiquei a espera do momento em que eles me chamassem para ir buscar meu filho no centro cirurgico... passei todo o tempo em oracao! Deus e Fiel!!!

As 4:00 hs da tarde, enfim me chamaram, a cirurgia havia terminado... fui entao buscar meu filho no centro cirurgico, neste momento meu marido tambem ja estava no hospital e foi junto comigo buscar o Lucas. Ele estava dormindo ainda... a perna estava engessada... ele estava bem! levamos ele para o quarto e ficamos ao lado dele o tempo todo a espera que ele acordasse!

As 5:00 hs da tarde, Lucas acordou! estava bem, gracas a Deus! pediu comida, estava com fome... ja era hora da janta e ele ja podia se alimentar! ele comeu bastante, bebeu suco, enfim, estava super bem! Obrigada SENHOR, por mais esta graca concedida a nos! DEUS e maravilhoso!!

Devido ao fato da cirurgia ter sido realizada ja na parte da tarde, tivemos que passar uma noite no hospital para que o Lucas ficasse em observacao, e se acaso sentisse dores seria medicado. Lucas dormiu bem a noite, nao reclamou dor alguma! mas mesmo assim, as enfermeiras passavam no quarto a todo o tempo observando, e deram-lhe remedio para dor 2 vezes na noite.

No outro dia de manha, esperamos ate o momento em que seria acrescentada mais uma faixa de gesso, aquela colorida, pois ate entao o gesso estava branco, para que entao pudessemos ir embora para casa. A estadia no hospital foi bem confortavel, Lucas tinha toda mordomia, ate televisao! rsrs...

As 10:00 hs da manha do dia 27 de maio, fomos liberados para ir embora! foi receitado dois remedinhos para tomar em casa. Gracas a Deus, tudo correu bem!

Aqui estao as fotinhas tiradas no hospital, no quarto, logo apos a cirurgia:


Decisao medica a respeito da transferencia de tendao...

Conforme foi dito antes pela Dra Denise, usamos a ortese continuamente por 3 meses e retornamos ao hospital no dia 07 de maio para uma revisao... neste dia seria decidido se seria necessario ou nao a transferencia de tendao para o Lucas.
Apos uma longa analise, observando bastante, a Dra Denise juntamente com a Dra Alison Hulme nos deu a noticia de que realmente o Lucas teria que ser submetido a transferencia de tendao, mas apenas no pe esquerdo, pois o pe direito segundo elas esta otimo! confesso que senti medo, afinal e uma cirurgia, mas entreguei nas maos de Deus desde o comeco, e Deus sabe o que faz!

Nesta consulta, ja deixamos marcada a cirurgia para o dia 26 de maio. A medica nos explicou todo o procedimento e disse tambem que antes da cirurgia seria necessario usar ainda 2 gessos. O primeiro destes, colocamos no dia 14 de maio e foi um gesso completo ate a virilha; o segundo foi apenas uma botinha ate o joelho e foi feito no dia 21 de maio. Apos este procedimento so nos restava aguardar o dia marcado para a cirurgia. Lucas, como sempre, se comportou super bem com os gessos.

Aqui estao umas fotos dos gessos pre-operatorios: