Thursday 5 March 2009

A adaptacao a ortese...

Bom, so posso dizer que estou muito feliz!... meu pequeno "happy feet" mais uma vez me surpreendeu! A partir da segunda noite com a ortese, ele ja nao chora mais a noite! as vezes acorda e me chama para ajuda-lo com a posicao, mas logo dorme novamente!

Deus nos abencoou novamente! Deus e maravilhoso!... eu estava com medo de que o Lucas nao se adaptasse a ortese tao facilmente, pois ele ja esta com 3 anos e meio... mas, me surpreendi! Gracas a Deus, tudo esta dando certo!

No dia 26 de fevereiro, voltamos ao hospital para mais um retorno. Neste dia, aproveitei para fazer varias perguntas a medica... perguntei sobre a tenotomia, e ela disse que nao sera preciso faze-la, pois os gessos foram suficientes para alongar o tendao de aquiles. Porem, ela disse que talvez seja preciso fazer a transferencia de tendao futuramente... perguntei como saberemos se vai ser preciso mesmo ou nao esta transferencia, e ela disse que precisaremos esperar uns 3 meses ou mais com o uso da ortese e tambem com o uso de umas botinhas especiais que estao para chegar da alemanha, estas botinhas serao de uso diurno. Apos uns 3 meses ou mais usando continuamente a ortese e a botinha, eles vao analisar se esta tendo alguma melhora; se estivermos tendo uma boa melhora, continuaremos apenas com a ortese e a bota, mas se nao tiver uma melhora significativa, eles entao vao comecar a pensar na possibilidade da transferencia de tendao.

Fiquei um pouco triste e preocupada com esta noticia... mas, seja o que Deus quiser! se for preciso passarmos por mais esta cirurgia, passaremos e venceremos mais esta batalha!

Toda esta dificuldade que estamos tendo agora no tratamento do Lucas, se atribui ao fato dele ter sido submetido a cirurgia quando bebe... um pe operado e muito mais dificil de lidar do que um pe nao operado... isto, a medica ja tinha me dito desde o inicio... ela disse que ia tentar de todas as formas corrigir o pe do Lucas sem a necessidade de uma intervencao cirurgica, mas que por ser um pe operado, a dificuldade e maior, e que existia a possibilidade de no futuro ser necessaria a transferencia de tendao. Outra coisa que a Dra Denise nos disse e que esta cirurgia que foi feita no meu filho, ja nao se faz aqui na Inglaterra ha 7 anos! este fato me deixou ate mesmo com vergonha da medicina do Brasil e principalmente da minha cidade (Goiania), onde segundo a Dra Monica Nogueira, ate hoje nao existe um medico especializado na tecnica de ponseti... ela disse que esta cirurgia e muito agressiva, e aqui ja nao se faz ha 7 anos!

Vejam as fotinhas do meu happy feet de ortese! muito lindo! Mesmo com a ortese, o sorriso esta presente! amo d+++++!!!

11 comments:

  1. sou brasileira moro em curitiba e meu filho nasceu com pés torto congenito!! ele hj esta com quatro anos e esta 90% curado!! dia 11 de fevereiro de 2010 ele vai fazer uma nova cirurgia p/ mudança do tendão!!! fiqco feliz por seu filho estar reagindo bem ao tratamento pois sei o quanto é dificil passar por isso, aki tem um medico chamado DR. Carlos Abreu de Aguiar que é um anjo ele q trata do meu filho desde que nasceu... mil beijos...meu email josy_ribeiro22@hotmail.com

    ReplyDelete
  2. meu bebe gabriel nasceu com pe torto congenito bilateral,nasceu de 7 meses e esta com 2 meses e usa gesso desde que nasceu,ja notamos uma grande diferenca nos pes dele,conforme o doutor paulo,em fevereiro ele fara a tenotomia,espero que esta fase do gesso passe logo,pois e bastante traumatica,ele chora muito e nada consola ele.

    ReplyDelete
  3. Meu bebê tambem se chama Gabriel e tambem nasceu com os pezinhos tortos. Não fiquei muito surpresa, pois eu tambem nasci assim.... Tenho 42 anos, já tenho um rapaz de 23 anos e uma garota de 18, em novembro ganhei o Gabriel de presente. Já estamos na reta final do gesso, dia 23 de fevereiro ele já vai tirar e colocar a ortese. O interessante é que o tratamento é exatamente o mesmo que foi feito em mim... Troca de gesso toda semana, tenotomia e ortese. Moramos em Juiz de Fora e temos levado o tratamento com muita serenidade e calma. Vemos todos os dias problemas tão mais sérios, que este não é nada... adrianarettore@hotmail.com.br

    ReplyDelete
  4. Obrigada a todos pelos comentarios e depoimentos!
    Que Deus abencoe a cada um de voces e aos seus babies tambem!
    Abracos!

    ReplyDelete
  5. minha filha gabrielly também nasceu com o pé torto congênito bilareral, hj ela esta com 3 anos e quase normal, na segunda-feira iremos interna-la para a segunda cirurgia de alongamento de tendões, tenho fé em Deus que tudo irá dar certo.

    são josé do rio preto, sp.

    ReplyDelete
  6. Meu filho também nasceu com pé torto congênto bilateral, fez uma cirurgia quando tinha 6 meses e agora está se preparando para uma nova cirurgia, faz tratamento com uma excelente doutara chamada Katia que trabalha no hospital Barata Ribeiro, fico feliz pelarecuperação do seu filhote, assim como vc pesquizei tudo sobre essa deformidade, quando fiquei sabendo do problema estava com 5 meses de gestação, mas graças a Deus o Raphael já anda e está com 1 ano e 8 meses.

    Michelle do Rio De Janeiro.

    ReplyDelete
  7. Ola,meu filho Waltinho tbm nasceu com pé torto congenito bilateral, dia 12/05 fara a primeira tenotomia estou muito preocupada mais muito esperançosa tbm. No começo foi muito dificil a adaptaçao do gesso,hoje ele esta mais acostumado mais acho q eu nao me acostumei ainda.Peço a Deus todos os dias para q nos de coragem e muito dicernimento para enfrentar todas as etapas do tratamento,e graças a Deus tenho conseguido ajuar meu filho e espero q tudo isso passe logo

    ReplyDelete
  8. ola meu nome é cintia minha filha sophia gemeas tambem nasceu com o pe torto congenito hoje ela tem 5 meses desde o 15 dias de vida que faz o tratamento com gesso semanal porem ate hoje a mesma nao passou por nenhuma cirurgia e nem esta com o gesso ate a coxa somente até a canela existi diferença? me ajudem estou desesperada preciso de orientações.
    meu e-mail é ninacintia@ig.com.br ou cintianina@hotmail.com
    11-29877360

    ReplyDelete
  9. meu bebe tambem nasceu com o pezinho torto Estou com muita dó dele colocar o gesso..ele so tem 4 meses mais acredito q A CIRURGIA VAI MELHORAR DE PRIMEIRO E DEPOIS COLOCAMOS O GESSO POIS ELE E MUITU BEBE AINDA E VAI SOFRER MUITO...SEU FILHO E UM VENCEDOR PARABENS

    ReplyDelete
  10. Ola, obrigada a todos pelos comentarios, e mil perdoes pela demora em responder... passei bastante tempo sem entrar no blog, e acabei perdendo a oportunidade de ajudar algumas de voces... espero que os filhos de voces estejam bem!...

    P.s. Luisa, como anda o tratamento de sua filha?... fiquei preocupada com o seu caso... se puder, me escreva no email: mirianuk2007@hotmail.com. Gostaria de compartilhar um pouquinho mais de nossa historia com voce, e quem sabe te ajudar um pouquinho de alguma forma!.. bjos!

    P.s. pan_ravena77, como vai o seu bebe? e o tratamento dele? me preocupei tambem com o seu caso... gostaria de saber mais a respeito do tratamento do seu bebe... entre em contato comigo: mirianuk2007@hotmail.com, ok? Bjos!

    ReplyDelete
  11. OLÁ MEU JOÃO GABRIEL NASCEU COM O PÉ TORTO CONGENITO APENAS O ESQUERDO
    PASSOU POR 5 SESSOES DE GESSO ,JÁ FEZ A CIRURGIA E ESTAMOS AGUARDANDO A ÓRTESE DELE FICAR PRONTA....
    MEU FILHOTE SE TRATA COM O DR.HENRIQUE CRUZ AQUI NO RJ ,PELO SUS ...
    QUALQUER DUVIDA O MEU EMAIL, anadocinho20092009@hotmail.com

    ReplyDelete