Thursday 5 March 2009

Conselhos de mae...

Queridas mamaes que estao lendo este meu relato... como voces podem ver, nossa historia e uma historia de muita garra e perseveranca! no inicio de tudo, nao tinhamos conhecimento de nada sobre PTC, por isso na ansia de ver os pes de meu filho curados e perfeitos, acatamos as indicacoes dos medicos de nossa cidade.

Hoje, depois de ter conhecido o grupo ptc do yahoo, sei o quanto nos faltou informacao na epoca... porem, estamos tentando recuperar o tempo perdido! e foi justamente pelo fato de nao ter tido informacoes na epoca em que o Lucas nasceu, que resolvi relatar aqui a nossa historia... para que hoje, de alguma forma, eu possa ajudar maes que estejam passando pelas mesmas angustias e ansiedades que passei na epoca.

Se seu filho nasceu com PTC, nao se desespere!... procure um bom especialista, de preferencia por indicacao da Dra Monica Nogueira que foi a precurssora da tecnica de ponseti no Brasil! nao estou aqui simplesmente para defender a tecnica de ponseti... sei que existem casos que foram tratados cirurgicamente e que obtiveram sucesso!... mas, infelizmente a minha historia foi diferente... e hoje, um bom tempo depois da cirurgia, tivemos que procurar tratamento novamente, pois houve recidiva.

Aconselho a voces, mamaes, que nao submetam seus filhos a uma cirurgia sem antes ouvir a opiniao de um especialista em ptc por tecnica conservadora (ponseti); muitos pensam no tempo em que se leva para o tratamento de ponseti... pois nessa tecnica voce tera que usar a ortese ate que seu filho tenha pelo menos 4 anos de idade... mas eu quero te dizer que, o importante nao e o tempo e sim o resultado! nao importa quanto tempo leve para terminar o tratamento, pense que o importante e que seu filho fique com os pes perfeitos e sem nenhuma sequela!... e pense tambem que, estas criancas sao muito mais fortes e especiais do que a gente pode imaginar! na verdade, nos mamaes, sofremos muito mais do que eles! eles tiram tudo de letra! se adaptam super facilmente ao uso dos gessos e da ortese! e um dia, eles irao nos agradecer por ter proporcionado a eles um bom tratamento enquanto era tempo, e que gracas ao nosso esforco e determinacao, eles estarao com os pes lindos e perfeitos!

Deixo aqui um forte abraco a todas as mamaes e papais de criancas com PTC, e um sincero desejo de que tudo corra bem com o tratamento de seus anjinhos! Mais uma vez, quero tambem deixar aqui o link do nosso grupo ptc do yahoo, onde encontramos muito apoio e carinho nesta fase de tratamento de nossos filhos: http://br.groups.yahoo.com/group/petortocongenito. Sintam-se a vontade para entrar neste grupo e partilhar conosco todas as suas angustias e ansiedades, receber ajuda mutua, e tambem receber muito apoio e carinho desta linda familia que formamos!

Que Deus abencoe a cada um de voces que passaram por este blog! e fiquem firmes, confiem em Deus, e Ele tudo fara para o bem dos seus pequeninos!

Beijos carinhosos!

Mirian e Lucas
Londres.

2 comments:

  1. Bem me chamo Flavia e minha filha Victoria passou pelo o metodo ponseti,Deus e maravilhoso com 7 dias de nascida ja estava de gesso com 2 meses fez a cirurgia.Hoje esta com 2 e 5 meses e o Dr. Rodrigo Gallinari disse, volte em maio de 2010 p tirar a ortese este doutor foi e E muito especial p mim.Deus colocou ele em minha
    vida no momento certo, ele nunca me desanimou sempre com muito carinho e positividade nota 10 p ele e p mim tbm pois nao deixo de usar a ortese um dia sequer.Um grande abraço p voçe. Flavia MG... ah ja morei em londres por 10 anos minha mae ainda esta la...Mamaes chorei demaiiiis nas trocas de gesso mais tudo passa,hoje quando lembro igual agora choro de alegria pois minha filha e muito saudavel inteligente e de uma bondade inigualavel nunca me deu um trabalho sempre dormiu em seu quarto sozinha e a noite toda tem hora q nao acredito e ate me pede p colocar o aparelhinho que e como o chamamos.tenho varias meias finas de cores diferentes p; colocar p ficar mais confortavel.Deus E Mais que Tudo...

    ReplyDelete
  2. Oi Flavia! fico feliz em saber que sua filha esta bem e que vc teve o auxilio de um bom medico no tratamento dela!
    Deus abencoe voces!
    Abracos!

    ReplyDelete