Sunday 15 February 2009

Olhares curiosos...

Os olhares curiosos nao deixam de existir... preconceito??... alguns sim, outros nao... talvez falta de informacao seja a definicao mais correta!

O pé torto é uma das deformidades congênitas mais comuns, afetando cerca de 1 criança em cada 1.000 nascimentos. Em todo o mundo, ocorrem aproximadamente 100.000 novos casos de pé torto por ano. Porem, as pessoas nao tem conhecimento a respeito desta deformidade, e ao verem uma crianca usando gesso nas perninhas, ficam curiosas e o primeiro pensamento que vem e que a crianca se machucou, quebrou as pernas, e que a mae e a culpada... eu mesma, quando o Lucas era bebe e estava com gessinho nas perninhas, quando saia na rua logo percebia os olhares curiosos! alguns perguntam, outros nao, apenas olham de longe e ficam balancando a cabeca... quando me perguntavam, eu respondia com toda a paciencia do mundo que meu filho nao estava machucado nem estava com as pernas quebradas, ele apenas estava em tratamento para o probleminha dos pezinhos dele.

Acredito que se as pessoas tivessem mais informacoes a respeito do assunto atraves da mida, da televisao, jornalismo e etc, nao fariam comentarios maldosos e nem ficariam olhando para nossas criancas com cara de do, pena... nossos filhos nao sao dignos de pena! eles estao em tratamento! seriam dignos de pena se nos pais nao proporcionassemos a eles um tratamento enquanto ha tempo!

Muitas vezes, esses comentarios vem ate mesmo dos proprios familiares da gente! e verdade! alguns parentes olham para nossos filhos e dizem "coitadinho... como voce tem coragem de deixar ele assim engessado?... deve ser muito ruim!"; outros ficam pensando "sera porque que ele nasceu assim?... sera que ela tomou algum remedio enquanto estava gravida?... o que sera que a mae fez para que ele nascesse assim?..." sem comentarios! meu filho usa gessos para o bem dele e ponto. A causa do PTC, esta ainda nao foi descoberta por completo ate os dias de hoje. Alguns medicos dizem que e hereditario, outros dizem outras coisas, e assim vai... a verdade e que ate hoje, ainda nao descobriram a verdadeira causa.

Aqui na Inglaterra, depois que o Lucas comecou a usar gessos novamente, nos primeiros dias eu tinha medo de andar com ele nos onibus, nos metros, e as pessoas ficarem perguntando a respeito e eu nem saberia responder direito, pois nao falo ingles muito bem... mas, percebi que as pessoas aqui nao estao nem ai para nada!... ninguem jamais fez nenhum tipo de comentario... claro que os olhares existem, mas fica por isso mesmo! Ja os brasileiros, estes sim comentam... quando percebem o gesso, logo perguntam se ele machucou ou quebrou as pernas... eu como sempre, respondo a verdade, explico sempre a mesma coisa, ele esta em tratamento para PTC. Resumindo, tudo isso acontece por pura falta de informacao!

No comments:

Post a Comment